casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de mama

Seios e mamilos doloridos são sinal de câncer?

Sensibilidade nos seios ou dor nos mamilos é uma queixa comum entre as mulheres e não é necessariamente um sinal de câncer. Na verdade, a dor nas mamas é um sintoma comum de várias alterações hormonais e condições mamárias, como:
- Ciclo menstrual:Sensibilidade nos seios e dor nos mamilos podem ocorrer durante a fase pré-menstrual do ciclo menstrual devido a flutuações hormonais.
- Gravidez:Dor nas mamas e nos mamilos são comuns durante a gravidez, principalmente nos estágios iniciais, quando as mamas passam por alterações na preparação para a lactação.
- Amamentação:Dor nos seios e nos mamilos podem ocorrer durante a amamentação, principalmente quando o bebê está aprendendo a pegar corretamente.
- Desequilíbrios hormonais:Certos desequilíbrios hormonais, como os causados ​​por distúrbios da tireoide ou pelo uso de certos medicamentos, podem causar sensibilidade mamária.
- Seios fibrocísticos:condição mamária benigna caracterizada pela presença de caroços e cistos nas mamas, que podem causar dor e sensibilidade.
- Mastite:Uma infecção do tecido mamário que pode ocorrer durante a amamentação e pode causar dor, vermelhidão e inchaço nas mamas.
- Condições médicas subjacentes:Em casos raros, a dor nas mamas ou nos mamilos pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente, como uma infecção na mama ou um problema mamário mais grave.

É importante observar que, embora a dor nas mamas não seja normalmente um sinal de câncer, qualquer alteração repentina, persistente ou preocupante nas mamas deve ser avaliada por um profissional de saúde. Se você sentir nova dor nos seios ou nos mamilos que dura mais do que algumas semanas, é recomendável consultar um médico para avaliação e diagnóstico adequados, especialmente se for acompanhado por outros sintomas, como caroço, secreção mamilar ou alterações na pele.