casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer de mama
Como fumar e beber afetam o câncer de mama
Fumar e beber álcool são dois fatores comuns de estilo de vida que podem aumentar o risco de câncer de mama.
Fumar A fumaça do cigarro contém mais de 7.000 produtos químicos, muitos dos quais são conhecidos como cancerígenos. Esses produtos químicos podem danificar o DNA e levar ao desenvolvimento de câncer.
Fumar tem sido associado a um risco aumentado de câncer de mama em mulheres na pré e pós-menopausa. O risco de câncer de mama aumenta com o número de cigarros fumados por dia e com o número de anos que a mulher fumou.
Beber álcool O consumo de álcool também tem sido associado a um risco aumentado de câncer de mama. O risco de câncer de mama aumenta com a quantidade de álcool consumida. As mulheres que bebem duas ou mais bebidas alcoólicas por dia têm um risco significativamente maior de cancro da mama do que as mulheres que não bebem álcool.
Os mecanismos exactos pelos quais fumar e beber álcool aumentam o risco de cancro da mama não são totalmente compreendidos. No entanto, pensa-se que estes factores podem:
* Danos ao DNA
* Alterar o metabolismo dos hormônios
* Estimular o crescimento de células cancerígenas
* Suprimir o sistema imunológico
Outros fatores de risco para câncer de mama Além de fumar e beber álcool, existem vários outros fatores de risco para câncer de mama, incluindo:
* Idade:O risco de câncer de mama aumenta com a idade.
*Histórico familiar:Mulheres que possuem algum parente de primeiro grau (mãe, irmã, filha) com diagnóstico de câncer de mama apresentam maior risco de desenvolver a doença.
* História pessoal de câncer de mama:Mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama em uma mama apresentam maior risco de desenvolver câncer de mama na outra mama.
* Certas mutações genéticas:Mulheres que apresentam certas mutações genéticas, como BRCA1 e BRCA2, apresentam maior risco de desenvolver câncer de mama.
* Obesidade:Mulheres obesas têm maior risco de desenvolver câncer de mama após a menopausa.
* Inatividade física:Mulheres fisicamente inativas apresentam maior risco de desenvolver câncer de mama.
* Exposição à radiação:Mulheres que foram expostas a altos níveis de radiação, como raios X ou radioterapia, têm maior risco de desenvolver câncer de mama.
Converse com seu médico sobre o risco de câncer de mama Se você está preocupado com o risco de câncer de mama, converse com seu médico. Seu médico pode avaliar seus fatores de risco individuais e recomendar maneiras de reduzir seu risco.