casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de mama

Por que uma mamografia pode não detectar tumor

Existem vários motivos pelos quais uma mamografia pode não detectar um tumor:

Densidade da mama: O tecido mamário denso pode dificultar a detecção de tumores na mamografia. Isso ocorre porque tanto o tecido denso quanto os tumores aparecem brancos na mamografia, dificultando a distinção entre os dois.

Tamanho do tumor: Tumores pequenos podem não ser visíveis na mamografia, especialmente se estiverem localizados em tecido mamário denso.

Localização do tumor: Os tumores localizados atrás do mamilo ou na axila podem não ser visíveis na mamografia. Isso ocorre porque os raios X usados ​​na mamografia não conseguem penetrar nessas áreas, assim como podem penetrar em outras áreas da mama.

Movimento: O movimento durante uma mamografia pode desfocar as imagens, dificultando a detecção de tumores.

Erros técnicos: Erros na forma como uma mamografia é realizada ou processada também podem levar à perda de tumores.

Erro do radiologista: Mesmo radiologistas experientes às vezes podem não perceber tumores em uma mamografia. Isso ocorre porque às vezes pode ser difícil distinguir os tumores do tecido mamário normal.

Fatores do paciente: Certos fatores relacionados à paciente, como implantes mamários ou cirurgia mamária anterior, podem dificultar a detecção de tumores na mamografia.

É importante observar que a mamografia não é uma ferramenta de rastreamento perfeita. Embora seja muito bom na detecção de muitos tipos de câncer de mama, não é capaz de detectar todos os tumores. É por isso que é importante fazer o acompanhamento com outros exames de rastreio, como exame clínico das mamas e ultrassonografia das mamas, caso você tenha alguma dúvida sobre o câncer de mama.