casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de mama

O que um cirurgião de câncer de mama deseja que você saiba

1. Seja proativo com a saúde das mamas. Não espere até ter um problema nos seios para consultar um médico. Os exames regulares de câncer de mama são importantes para detectar o câncer de mama precocemente, quando é mais tratável. Para a maioria das mulheres, isso significa fazer uma mamografia e um exame clínico das mamas a cada um ou dois anos, a partir dos 40 anos.

2. Conheça seus fatores de risco para câncer de mama. Algumas mulheres correm um risco maior de desenvolver câncer de mama do que outras, como mulheres com histórico familiar da doença, mulheres com sobrepeso ou obesidade e mulheres com histórico de outras condições de saúde. Converse com seu médico sobre seus fatores de risco e o que você pode fazer para reduzi-los.

3. Familiarize-se com os sinais e sintomas do câncer de mama. O câncer de mama pode se apresentar de várias maneiras, incluindo nódulos na mama, alterações na pele da mama e secreção mamilar. Se você notar alguma dessas alterações, é importante consultar seu médico imediatamente.

4. Confie nos seus instintos. Se você tem a sensação de que algo está errado com seus seios, não ignore. Converse com seu médico e insista em obter um diagnóstico.

5. Não tenha medo de fazer uma mamografia. As mamografias são a melhor maneira de detectar o câncer de mama precocemente, quando é mais tratável. Embora possam ser desconfortáveis, são uma ferramenta muito importante no rastreio do cancro da mama.

6. Esteja preparado para o que está por vir. Se você for diagnosticado com câncer de mama, é importante estar preparado para o que está por vir. O tratamento do câncer de mama pode ser difícil, mas é muito importante. Com o tratamento correto, muitas mulheres com câncer de mama conseguem viver vidas plenas e ativas.

7. Não perca a esperança. Se você for diagnosticado com câncer de mama, é importante permanecer positivo e esperançoso. Há muitas pessoas que podem apoiá-lo durante esse período, incluindo sua família, amigos, médicos e enfermeiros. Com a ajuda deles, você pode superar isso e viver uma vida plena e feliz.