casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer de mama
Câncer de mama triplo negativo:como estamos aprendendo a tratá-lo de maneira mais eficaz
Câncer de mama triplo negativo (TNBC) é um tipo de câncer de mama que não possui os três receptores mais comuns para hormônios e fatores de crescimento:estrogênio, progesterona e HER2. Isto torna o seu tratamento mais difícil do que outros tipos de cancro da mama, uma vez que existem menos terapias específicas disponíveis. O TNBC é responsável por 10-15% de todos os casos de câncer de mama e é mais comum em mulheres mais jovens, mulheres afro-americanas e mulheres com mutação BRCA1.
No passado, o tratamento do TNBC limitava-se à quimioterapia. No entanto, várias novas terapias foram desenvolvidas nos últimos anos que melhoraram as perspectivas para as mulheres com este tipo de cancro.
Terapias direcionadas
Inibidores de PARP são uma classe de medicamentos que interferem no reparo do DNA danificado. Isto pode ser particularmente eficaz no TNBC, uma vez que muitos tumores TNBC apresentam defeitos nas vias de reparação do ADN. Inibidores de PARP, como olaparibe (Lynparza®), niraparibe (Zejula®) e rucaparib (Rubraca®), demonstraram melhorar a sobrevida livre de progressão e a sobrevida global em mulheres com TNBC que apresentam uma mutação BRCA1 ou BRCA2.
Imunoterapia é outro tipo de terapia direcionada que estimula o sistema imunológico para que ele possa reconhecer e atacar as células cancerígenas. Foi demonstrado que medicamentos de imunoterapia, como pembrolizumabe (Keytruda®), atezolizumabe (Tecentriq®), durvalumabe (Imfinzi®) e avelumabe (Bavencio®), melhoram os resultados em mulheres com TNBC que apresentam alta expressão de PD-L1.
Terapias Combinadas
As terapias combinadas usando terapias direcionadas e quimioterapia também demonstraram ser eficazes no tratamento do TNBC. Por exemplo, foi demonstrado que a combinação de pembrolizumabe com quimioterapia melhora a sobrevida livre de progressão e a sobrevida global em mulheres com TNBC que apresentam alta expressão de PD-L1.
O futuro do tratamento TNBC
O futuro do tratamento do TNBC é promissor, uma vez que estão actualmente a ser desenvolvidas várias novas terapias. Essas terapias incluem novas terapias direcionadas, como conjugados anticorpo-fármaco, inibidores de moléculas pequenas e vírus oncolíticos. Ensaios clínicos também estão em andamento para avaliar o uso da imunoterapia em combinação com outras terapias, como inibidores de PARP e quimioterapia. Espera-se que estes estudos conduzam a novas melhorias nas perspectivas para as mulheres com TNBC.
Principais conclusões
* TNBC é um tipo de câncer de mama que não possui os três receptores mais comuns para hormônios e fatores de crescimento.
* O TNBC é mais difícil de tratar do que outros tipos de câncer de mama, pois há menos terapias direcionadas disponíveis.
* Várias novas terapias foram desenvolvidas nos últimos anos que melhoraram as perspectivas para mulheres com TNBC.
*Essas terapias incluem inibidores de PARP, imunoterapia e terapias combinadas.
* O futuro do tratamento do TNBC é promissor, uma vez que estão actualmente a ser desenvolvidas várias novas terapias.