casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de mama

Como o Enhertu funciona para o câncer de mama?

Enhertu (trastuzumab deruxtecan) é um conjugado anticorpo-droga (ADC) usado para tratar o câncer de mama. Os ADCs são um tipo de terapia direcionada que combina um anticorpo com uma droga citotóxica. O anticorpo do Enhertu liga-se ao receptor HER2, que se encontra na superfície das células do cancro da mama. Uma vez ligado, o ADC é internalizado pela célula, onde a droga citotóxica é liberada e mata a célula cancerosa.

O Enhertu foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para tratar pacientes com câncer de mama HER2-positivo que receberam tratamento prévio com outras terapias direcionadas. Também foi aprovado para tratar pacientes com câncer de mama com baixo HER2 que receberam quimioterapia anterior.

Enhertu é administrado por via intravenosa (IV) uma vez a cada 3 semanas. A dosagem recomendada é de 5,4 mg/kg.

Os efeitos colaterais mais comuns do Enhertu incluem:

* Náusea
* Vômito
* Fadiga
* Diarréia
* Perda de cabelo
* Neutropenia
* Anemia
* Trombocitopenia
* Irritação na pele
*Reações no local da injeção

Enhertu também pode causar efeitos colaterais graves, incluindo:

* Doença pulmonar intersticial
* Cardiomiopatia
* Hepatotoxicidade
*Insuficiência renal
*Reações à infusão
*Síndrome de lise tumoral

Enhertu está contra-indicado em pacientes com alergia conhecida ao trastuzumabe ou deruxtecano. Também é contraindicado em pacientes com história de doença pulmonar intersticial ou cardiomiopatia.

Enhertu é uma nova opção de tratamento promissora para pacientes com câncer de mama HER2-positivo. É bem tolerado e demonstrou eficácia significativa em ensaios clínicos.