casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de mama

Detecção, rastreamento e diagnóstico do câncer de mama:como os médicos o encontram

Detecção do câncer de mama

O câncer de mama é um tipo de câncer que começa nas células da mama. É o câncer mais comum entre as mulheres nos Estados Unidos, depois do câncer de pele.

Existem várias maneiras diferentes de detectar o câncer de mama, incluindo:

* Mamografia: A mamografia é uma radiografia da mama. É a ferramenta de rastreio mais comum para o cancro da mama.
* Ultrassom mamário: Um ultrassom da mama usa ondas sonoras para criar imagens da mama. Muitas vezes é usado para avaliar melhor uma área suspeita vista em uma mamografia.
* Ressonância magnética (RM) da mama: Uma ressonância magnética da mama usa campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas da mama. É frequentemente usado para rastrear mulheres com alto risco de câncer de mama.
* Exame clínico das mamas: O exame clínico das mamas é um exame físico das mamas realizado por um médico ou enfermeiro.

Rastreio do cancro da mama

O rastreio do cancro da mama é o processo de procura do cancro da mama em mulheres que não apresentam quaisquer sintomas da doença. O objetivo do rastreio é encontrar o cancro da mama numa fase inicial, quando é mais provável que seja tratado com sucesso.

A American Cancer Society recomenda que as mulheres iniciem mamografias anuais aos 40 anos. Mulheres com alto risco de câncer de mama podem precisar iniciar o rastreamento mais cedo.

Se você tiver alguma dúvida sobre a detecção ou rastreamento do câncer de mama, converse com seu médico.

Aqui estão algumas dicas adicionais para detecção do câncer de mama:

* Esteja ciente de seu histórico familiar de câncer de mama. Se você tem um parente próximo (mãe, irmã ou filha) que teve câncer de mama, você corre maior risco de desenvolver a doença.
* Esteja familiarizado com seus seios. Saiba como eles se parecem e se sentem normalmente. Isso ajudará você a perceber quaisquer alterações que possam ser um sinal de câncer de mama.
* Realize um autoexame mensal das mamas. Este é um exame simples que você pode fazer em casa para verificar se há alguma alteração nas mamas.
* Consulte seu médico imediatamente se notar alguma alteração em seus seios, como:
* Um caroço ou espessamento na mama
* Mudanças no tamanho, formato ou cor da mama
* Ondulações ou enrugamento da pele do peito
* Corrimento mamilar que não está relacionado à gravidez ou amamentação
* Alterações na pele da mama, como vermelhidão, descamação ou espessamento

A detecção precoce do câncer de mama pode salvar vidas. Se você tiver alguma dúvida sobre a detecção ou rastreamento do câncer de mama, converse com seu médico.