casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer de mama
Detecção, rastreamento e diagnóstico do câncer de mama:como os médicos o encontram
Detecção do câncer de mama O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres nos Estados Unidos, depois do câncer de pele. Uma em cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama durante a vida. A detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso é importante saber o que procurar e quando consultar um médico.
Sintomas de câncer de mama O sintoma mais comum do câncer de mama é um novo nódulo ou espessamento na mama ou nas axilas. Outros sintomas podem incluir:
*
Alterações no tamanho, formato ou aparência da mama *
Secreção mamilar que não é leite *
Retração do mamilo (virando para dentro) *
Dor na mama ou no mamilo *
Alterações na pele, como covinhas, rugas ou vermelhidão Quando consultar um médico Se você tiver algum destes sintomas, consulte seu médico imediatamente. Eles podem determinar se você tem câncer de mama e recomendar o melhor tratamento.
Rastreio do cancro da mama O rastreio do cancro da mama é um processo de testar o cancro da mama em mulheres quando estas não apresentam quaisquer sintomas. O rastreio pode ajudar a detectar o cancro da mama numa fase inicial, quando é muitas vezes mais curável.
O tipo mais comum de rastreamento do câncer de mama é a mamografia. A mamografia é uma radiografia da mama que pode mostrar anormalidades, como tumores ou cistos. As mamografias são recomendadas para todas as mulheres com mais de 40 anos.
Outros tipos de rastreamento do câncer de mama incluem:
*
Exames de ressonância magnética (MRI) *
Exames ultrassonográficos *
Exames clínicos das mamas Seu médico recomendará o melhor plano de rastreamento do câncer de mama para você com base em sua idade, fatores de risco e preferências pessoais.
A detecção precoce é fundamental A detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de mama. Se você tiver algum sintoma de câncer de mama, consulte seu médico imediatamente. Se você tem mais de 40 anos, agende uma mamografia todos os anos. Essas etapas podem ajudá-lo a diminuir o risco de morrer de câncer de mama.