casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de mama

Detecção, rastreamento e diagnóstico do câncer de mama:como os médicos o encontram

Detecção do câncer de mama

O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres nos Estados Unidos, depois do câncer de pele. A detecção e o tratamento precoces são essenciais para aumentar as chances de um tratamento bem-sucedido. Existem vários métodos usados ​​para detectar o câncer de mama, incluindo:

* Mamografia: A mamografia é uma radiografia da mama. É a ferramenta de rastreio mais comum para o cancro da mama e pode detectar tumores demasiado pequenos para serem apalpados por um médico.
* Ultrassom mamário: Um ultrassom da mama usa ondas sonoras para criar imagens da mama. Pode ser usado para avaliar áreas suspeitas encontradas em uma mamografia ou para ajudar a diagnosticar dores nas mamas.
* Ressonância Magnética da Mama: A ressonância magnética da mama usa ressonância magnética para criar imagens detalhadas da mama. É frequentemente usado para avaliar mulheres com alto risco de câncer de mama ou para diagnosticar câncer de mama encontrado em mamografia ou ultrassom.
* Biópsia: A biópsia é um procedimento no qual uma pequena amostra de tecido mamário é removida e examinada ao microscópio. A biópsia é a única maneira de diagnosticar definitivamente o câncer de mama.

Rastreio do cancro da mama

O rastreamento do câncer de mama é recomendado para todas as mulheres com mais de 40 anos. A American Cancer Society recomenda que mulheres entre 40 e 49 anos façam uma mamografia todos os anos. Mulheres com mais de 50 anos devem fazer mamografia a cada dois anos. Algumas mulheres podem necessitar de iniciar o rastreio mais cedo ou de fazer rastreios mais frequentes, dependendo dos seus factores de risco individuais.

Além das mamografias regulares, as mulheres também devem ficar atentas a qualquer alteração nas mamas, como:

* Um novo caroço ou espessamento na mama ou nas axilas
* Mudanças no tamanho, formato ou aparência da mama
* Corrimento mamilar (exceto leite materno)
* Vermelhidão, inchaço ou calor no peito
* Alterações na pele da mama, como covinhas ou enrugamento

Qualquer uma destas alterações deve ser comunicada imediatamente a um médico.

O rastreio do cancro da mama é uma parte importante para se manter saudável. Ao seguir as directrizes de rastreio recomendadas, as mulheres podem ajudar a detectar precocemente o cancro da mama e aumentar as suas hipóteses de sucesso no tratamento.