metilparabeno, propilparabeno e butilparabeno são os tipos mais comuns de parabens encontrados em cosméticos, como maquiagem, loções , produtos de limpeza , xampu e outros produtos para o cabelo . Produtos freqüentemente contêm vários parabens , muitas vezes em conjunto com outros tipos de conservantes.
Níveis
O Cosmetic Ingredient Review, uma organização patrocinada pela indústria , afirma que o uso de parabenos em cosméticos é seguro até níveis de 25 por cento. Cosméticos normalmente contêm parabenos em níveis entre 0,01 por cento e 0,3 por cento.
Potencial Câncer Ligação
Um estudo de 2004 publicado no Journal of Applied Toxicology encontrado a presença de parabenos em tumores da mama cancerosas . Porque parabens pode agir de forma semelhante ao estrogênio , que está ligado ao câncer de mama , a segurança do uso de parabenos em produtos cosméticos foi posta em causa .
Pesquisa
Estudos clínicos ainda para fornecer uma ligação definitiva entre parabenos e câncer de mama. Devido aos níveis muito baixos de parabenos em produtos cosméticos , muitos pesquisadores e médicos especialistas afirmam que mesmo a exposição máxima ao parabens via produtos cosméticos é improvável para produzir atividade estrogênica suficiente para aumentar o risco de câncer de um dos consumidores.
Produtos Paraben livre
por lei , as empresas de cosméticos no varejo são obrigados a listar os ingredientes em seus produtos , o que permite os consumidores a evitar o uso de produtos com parabenos. Muitos produtos feitos sem parabenos estão disponíveis , e algumas empresas tenham interrompido o uso de parabenos em determinados produtos. De acordo com os EUA Food and Drug Administration , a maioria dos antitranspirantes e desodorantes de marca estão agora paraben -free.