casa | | Informação em Saúde > | câncer | O cancro cerebral
O que são células pré-cancerosas?
As células pré-cancerosas são células anormais que têm potencial para se transformar em células cancerígenas. Eles são frequentemente encontrados em áreas do corpo que foram expostas a agentes cancerígenos, como pele, pulmões e colo do útero. As células pré-cancerosas podem ser detectadas através de testes de triagem, como exames de Papanicolaou e mamografias. Se forem encontradas células pré-cancerosas, elas podem ser removidas ou tratadas para evitar que se transformem em câncer.
Existem muitos tipos diferentes de células pré-cancerosas, cada uma associada a um tipo específico de câncer. Alguns dos tipos mais comuns de células pré-cancerosas incluem:
* Neoplasia intraepitelial cervical (NIC):Esta é uma condição na qual células anormais são encontradas na superfície do colo do útero. A NIC pode ser causada pelo papilomavírus humano (HPV).
* Carcinoma ductal mamário in situ (CDIS):Esta é uma condição na qual células anormais são encontradas nos dutos de leite da mama. O CDIS pode ser causado por vários fatores, incluindo idade, genética e exposição à radiação.
* Adenomas colorretais:são crescimentos que se formam na parte interna do cólon ou reto. Os adenomas podem ser causados por vários fatores, incluindo idade, dieta e tabagismo.
* Esôfago de Barrett:Esta é uma condição na qual o tecido normal que reveste o esôfago é substituído por tecido semelhante ao tecido encontrado no estômago. O esôfago de Barrett pode ser causado por refluxo ácido crônico.
As células pré-cancerosas nem sempre são motivo de alarme. Em muitos casos, eles podem ser removidos ou tratados para evitar que se transformem em câncer. No entanto, é importante estar ciente dos riscos associados às células pré-cancerosas e tomar medidas para prevenir o seu desenvolvimento.