casa | | Informação em Saúde > | câncer | O cancro cerebral
O que são tumores cerebrais e da medula espinhal?
Tumores cerebrais e da medula espinhal são crescimentos anormais de células que ocorrem no cérebro ou na medula espinhal. Eles podem ser cancerosos (malignos) ou não cancerosos (benignos).
Tumores cerebrais são a segunda principal causa de morte por cancro em crianças com menos de 19 anos. São também a quinta principal causa de morte por cancro em adultos com idades compreendidas entre os 20 e os 39 anos.
Tumores da medula espinhal são muito menos comuns que os tumores cerebrais. Eles representam apenas cerca de 1% de todos os tumores do sistema nervoso central.
Sintomas de tumores cerebrais e da medula espinhal pode variar dependendo da localização e tamanho do tumor. Alguns sintomas comuns incluem:
* Dores de cabeça
* Náuseas e vômitos
* Convulsões
*Problemas de visão
*Problemas auditivos
* Problemas de fala
* Fraqueza ou dormência nos braços ou pernas
* Problemas de equilíbrio
* Dificuldade de coordenação
* Perda de memória
* Mudanças na personalidade ou comportamento
Tratamento de tumores cerebrais e da medula espinhal depende do tipo de tumor, sua localização e estágio. As opções de tratamento podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia direcionada e cuidados de suporte.
Os tumores cerebrais e da medula espinhal podem ser graves, mas nem sempre são fatais. O prognóstico para pacientes com tumores cerebrais e da medula espinhal depende do tipo de tumor, do seu estágio e da saúde geral do paciente.