O tipo mais comum de glioma são astrocitomas , que começam nas células de astrócitos . Os diferentes tipos de astrocitomas são astrocitoma pilocítico (o mais benigno da astrocytomas ) , astrocitoma fibrilar , astrocitoma anaplásico e glioblastoma multiforme (o mais maligno dos tumores cerebrais ) .
Diagnóstico
scans
CT e ressonância magnética são comumente usados para localizar e diagnosticar um tumor no cérebro , mas para determinar que tipo é , a cirurgia precisa ser feito para obter o tecido . Outros testes podem ser feito para ver se o câncer se espalhou em qualquer outra parte do corpo. Estes testes incluem testes de audição , exames de sangue para medir os níveis de função renal e hepática e hormonais, e uma punção lombar ( punção lombar ) para examinar fluido espinhal para quaisquer doenças malignas .
Grading
Astrocitomas são classificadas em um sistema de classificação desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, semelhante à realização de outros tipos de cânceres . Gliomas de grau I são os menos perigosos, e Grau IV são os mais agressivos . O termo glioma de alto grau refere-se a gliomas grau III e grau IV .
Tratamento
Tal como acontece com outros tumores cerebrais , a cirurgia tende a ser o primeiro passo no tratamento com gliomas de alto grau . A cirurgia ideal é a ressecção total bruto , o que significa que o tumor foi completamente removido, juntamente com uma margem de tecido ao seu redor, e quando a cirurgia é feita , nenhum tumor visível permanece. A radiação é normalmente utilizada após a cirurgia . Para gliomas de alto grau , cirurgia e radiação proporcionar um controlo da doença , em oposição a um remédio , devido à agressividade do cancro .
Quimioterapia de gliomas de alto grau , é discutível . O uso dele tem sido controverso , mas ainda é usado por causa do mau taxa de sucesso da cirurgia e radioterapia . Porque não há nenhum padrão de cuidado para a quimioterapia para crianças com gliomas de alto grau , não há nenhum benefício documentado que tornaria uma parte padrão de tratamento para estes tumores. Quimioterapia e outros tratamentos direcionados estão sendo exploradas em ensaios clínicos.
Fatores de Risco
algumas síndromes genéticas como a síndrome de Li- Fraumeni ou doença de von Hippel -Lindau são fatores de risco para o desenvolvimento de um tumor no cérebro , mas apenas um pequeno número de crianças diagnosticadas têm destas síndromes . Se uma criança teve a radiação para a cabeça de um câncer anterior, que também é um fator de risco para o desenvolvimento de um tumor cerebral mais tarde. Possíveis fatores de risco estão sendo prosseguida, como o tabagismo da mãe ou o consumo de álcool durante a gravidez.