casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Cancer de osso

O que são células gaint que destroem os ossos?

As células gigantes que destroem os ossos são chamadas de osteoclastos . São células grandes e multinucleadas responsáveis ​​pela reabsorção do tecido ósseo durante a remodelação e crescimento ósseo. Os osteoclastos são derivados de células progenitoras mieloides na medula óssea e são ativados por vários hormônios e citocinas, incluindo hormônio da paratireóide (PTH), calcitonina e interleucina-1 (IL-1).

Os osteoclastos têm uma borda ondulada, que é uma estrutura de membrana celular especializada que lhes permite fixar-se à superfície óssea e secretar enzimas que decompõem a matriz óssea mineralizada. As enzimas secretadas pelos osteoclastos incluem colagenase, catepsina K e metaloproteinases de matriz (MMPs). Essas enzimas degradam o colágeno e outras proteínas da matriz óssea, permitindo que os osteoclastos dissolvam o osso mineralizado e liberem os íons cálcio e fosfato de volta à corrente sanguínea.

Os osteoclastos são essenciais para a remodelação e crescimento do osso, mas a atividade osteoclástica excessiva pode levar a doenças ósseas, como osteoporose, doença óssea de Paget e displasia fibrosa. Portanto, a atividade dos osteoclastos é fortemente regulada por vários hormônios e vias de sinalização para manter a homeostase óssea.