casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Cancer de osso

Como o osso é afetado pelo câncer de pele?

O câncer de pele normalmente não afeta diretamente o osso, a menos que tenha se espalhado para um estágio avançado e invada os tecidos subjacentes, incluindo o osso. No entanto, certos tipos de cancro da pele, como o carcinoma de células escamosas e o carcinoma de células de Merkel, podem invadir tecidos mais profundos e eventualmente atingir os ossos se não forem tratados.

Quando o câncer de pele envolve o osso, ele é chamado de “metástase óssea” ou “metástase óssea”. Isso ocorre quando as células cancerígenas da pele se espalham para o tecido ósseo através da corrente sanguínea ou do sistema linfático. A metástase óssea pode causar vários sintomas, como:

- Dor persistente na área afetada
- Inchaço ou deformidades ósseas
- Fraqueza ou fadiga
- Fragilidade óssea, aumentando o risco de fraturas
- Sintomas neurológicos (se o tumor comprime a medula espinhal ou os nervos)
- Perda de peso ou perda de apetite

Os ossos mais comumente afetados pela metástase do câncer de pele incluem coluna, pélvis, costelas e ossos longos, como o fêmur (osso da coxa) e o úmero (osso do braço). Quando o câncer de pele se espalha para os ossos, torna-se um estágio mais grave e avançado da doença, exigindo abordagens de tratamento especializadas para controlar a propagação do câncer e seus efeitos nos ossos.

Se você tem câncer de pele e apresenta sintomas que sugerem possível envolvimento ósseo, é crucial consultar seu médico ou especialista para avaliação oportuna e tratamento adequado.