casa | | Informação em Saúde > | câncer | Cancer de osso
Qual é a melhor forma de tratar o câncer de medula óssea?
O câncer de medula óssea, também conhecido como leucemia, pode ser melhor tratado com uma combinação de terapias, incluindo quimioterapia, terapia direcionada, radioterapia, transplante de células-tronco e cuidados de suporte. A abordagem de tratamento pode variar de acordo com o tipo de leucemia (aguda ou crônica), seu subtipo e a saúde geral e a idade do indivíduo. Aqui estão as principais opções de tratamento para câncer de medula óssea:
1. Quimioterapia :
- A quimioterapia utiliza medicamentos para matar as células leucêmicas. Pode ser administrado por via oral ou intravenosa (IV).
- Diferentes regimes de quimioterapia são utilizados dependendo do tipo de leucemia e suas características.
2. Terapia direcionada :
- As terapias direcionadas utilizam medicamentos que visam especificamente moléculas ou proteínas envolvidas no crescimento e sobrevivência das células leucêmicas.
- Os exemplos incluem inibidores da tirosina quinase (TKIs), como imatinibe (Gleevec) para leucemia mieloide crônica (LMC) e inibidores de FLT3 para leucemia mieloide aguda (LMA).
3. Radioterapia :
- A radioterapia utiliza raios X de alta energia ou outras formas de radiação para matar as células leucêmicas.
- Pode ser usado para atingir áreas específicas do corpo afetadas pela leucemia ou como parte de um regime de condicionamento antes de um transplante de células-tronco.
4. Transplante de células-tronco (transplante de medula óssea) :
- Num transplante de células estaminais, células estaminais saudáveis são infundidas no corpo do paciente para substituir a medula óssea doente.
- Os doadores podem ser aparentados (irmão compatível) ou não aparentados (doador não compatível) com o paciente.
5. Cuidados de suporte :
- As medidas de cuidados de suporte são cruciais para gerir os efeitos secundários dos tratamentos, prevenir complicações e melhorar o bem-estar geral do paciente.
- Isso pode incluir transfusões de sangue, antibióticos, controle da dor, suporte de fator de crescimento e suporte nutricional.
O plano de tratamento específico para câncer de medula óssea é determinado por um hematologista ou oncologista com base em fatores como o subtipo de leucemia, estágio da doença, idade e saúde geral do paciente, resposta a tratamentos anteriores e opções de tratamento disponíveis. Monitoramento regular, testes periódicos e avaliação cuidadosa são essenciais para acompanhar o progresso e ajustar os tratamentos adequadamente.