casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | Cancer de osso

Você pode detectar câncer ósseo em um teste de densidade?

Um teste de densidade óssea, também conhecido como absorciometria de raios X de dupla energia (DXA) ou densitometria óssea, é comumente usado para medir a densidade mineral óssea (DMO) e avaliar o risco de osteoporose. Embora um teste de densidade óssea possa fornecer informações sobre a saúde óssea, ele não foi projetado principalmente para detectar câncer ósseo.

O câncer ósseo, como o osteossarcoma ou o mieloma múltiplo, pode causar alterações na densidade ou estrutura óssea, mas essas alterações geralmente não são específicas do câncer e também podem estar associadas a outras condições. Portanto, um teste de densidade óssea por si só não pode detectar com segurança o câncer ósseo.

Se uma pessoa apresentar sintomas ou sinais sugestivos de câncer ósseo, como dor óssea persistente, inchaço ou fraturas patológicas, serão necessários mais testes de diagnóstico e estudos de imagem, como raios X, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou biópsias ósseas. diagnosticar com precisão o câncer ósseo.

É importante consultar um profissional de saúde se você tiver dúvidas sobre a saúde óssea ou sentir quaisquer sintomas persistentes relacionados aos ossos. Eles podem recomendar os testes de diagnóstico apropriados e fornecer aconselhamento médico adequado.