dor do osso afetado é o sintoma mais comum de osteossarcoma . A dor é provocada pela compressão do tumor para as terminações nervosas . A dor é intensificada durante atividades como levantamento . Há também inchaço da área em torno do crescimento do tumor. A pessoa com este tipo de tumor podem apresentar claudicação e diminuição da movimentação do membro afetado . Outros sinais e sintomas incluem fadiga freqüente, inchaço das articulações , febre provocada por inflamação e diminuição da contagem de glóbulos vermelhos ou anemia.
Exame Físico
Há várias formas de diagnosticar osteossarcoma . Inicialmente , o médico terá que tomar uma história médica completa perguntando ao paciente sobre a hereditariedade , fatores de risco e outras questões prementes que estão relacionados com a condição. A avaliação inclui exame físico para procurar possíveis sinais de osteossarcoma e outros problemas de saúde .
Teste de sangue
O médico pode pedir uma série de exames de sangue que incluem um hemograma completo , fosfatase alcalina e lactato desidrogenase . CBC é feito para determinar as contagens de sangue do paciente . Uma diminuição do número de iões das células vermelhas do sangue podem significar anemia , enquanto que um aumento do número de células brancas do sangue significa infecção ou inflamação . A fosfatase alcalina e desidrogenase láctica também são elevados em osteossarcoma , estes produtos químicos são os principais determinantes da gravidade do câncer
Biópsia
A biópsia é a maneira mais eficaz para . diagnosticar osteossarcoma . O patologista é capaz de determinar por meio de biopsia se as amostras recolhidas a partir do paciente contém células cancerosas . Há 2 abordagens para biópsia; punção aspirativa por agulha ea biópsia em Abrir. A biópsia de agulha é feito através da inserção de uma agulha directamente no osso afectado e células dentro dela são recolhidos através de aspiração . A biópsia aberta envolve cortar uma parte do tumor.
De imagem Procedimentos
procedimentos de imagem como o osso de raios-X , tomografia computadorizada ( CT ou CAT scan ), magnéticos ressonância (MRI) , tomografia por emissão de pósitrons ( PET scan ) e cintilografia óssea radionuclídeos também são feitos para diagnosticar osteossarcoma .
Embora cintilografia óssea e radiografia de tórax são úteis, a maioria dos médicos recomendaria tomografia computadorizada e ressonância magnética como desde que o paciente e seus outros significativos são financeiramente capazes de pagar por eles como esses testes de diagnóstico render mais definitiva e precisa da imagem eo tamanho do tumor. Eles também são úteis para descobrir se o tumor já atingiu o estágio metastático e afetou os ossos e órgãos vizinhos.
Prognóstico de osteossarcoma
Com a detecção precoce , alerta e tratamento adequado, bem como o cumprimento de regime de tratamento , o prognóstico do osteossarcoma é relativamente bom . A possibilidade de recuperação é também dependente do tamanho e da gravidade do cancro , a sua localização , e bem - estar geral do paciente . Acompanhamento contínuo check-up é essencial, especialmente após o tratamento de osteossarcoma como efeitos colaterais da quimioterapia e da radiação pode ocorrer , bem como a recorrência do tumor.