casa | | Informação em Saúde > | morde mordidas | picadas de carrapato
Quais são algumas maneiras de marcar?
Aqui estão algumas maneiras de remover um carrapato com segurança:
1.
Pinças de ponta fina: a) Limpe a área ao redor da picada do carrapato com álcool isopropílico ou água e sabão para prevenir infecções.
b) Use uma pinça de ponta fina para agarrar o carrapato o mais próximo possível da pele e, em seguida, puxe-o para cima com pressão constante e uniforme até que o carrapato se solte.
2.
Fio dental: a) Se você não tiver uma pinça, o fio dental também pode funcionar. Dê um nó no fio próximo à pele e deslize o fio sob o corpo do carrapato.
b) Puxe para cima lenta e firmemente até que o carrapato saia.
3.
Ferramenta de remoção de carrapatos: a) Alguns kits de ferramentas projetados especificamente para remover carrapatos. Eles geralmente vêm com um gancho pequeno e curvo ou um dispositivo semelhante a uma pinça para ajudá-lo a levantar e remover o corpo do carrapato sem esmagá-lo.
b) Siga as instruções que acompanham a ferramenta de remoção de carrapatos para uso seguro.
4.
Evite remédios caseiros: a) Evite usar substâncias como vaselina, esmalte e calor. Esses métodos podem fazer com que o carrapato se aprofunde ou libere bactérias na pele, aumentando o risco de infecção.
5.
Descarte adequadamente: a) Assim que o carrapato for removido, coloque-o em um recipiente lacrado ou saco com fecho ziplock e descarte-o. Não esmague o carrapato, pois isso pode espalhar seus fluidos corporais.
6.
Limpe a área: a) Limpe a área da picada com álcool isopropílico ou água e sabão para prevenir infecções.
7.
Monitore os sintomas: a) Fique de olho na área em busca de sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço ou pus.
b) Consulte um médico se notar quaisquer sintomas incomuns ou erupção cutânea (comum em algumas doenças transmitidas por carrapatos).
Lembre-se de que é importante evitar esmagar ou apertar o corpo do carrapato durante o processo de remoção, pois isso pode aumentar o risco de infecção e potencial transmissão de patógenos.
Se a cabeça do carrapato permanecer incrustada, tente removê-la delicadamente com uma pinça esterilizada. No entanto, se você não conseguir remover o carrapato inteiro, não entre em pânico. O processo natural de cura do corpo muitas vezes pode cuidar do restante.