casa | | Informação em Saúde > | morde mordidas | cobra morde
Como as pessoas tentaram impedi-los de contrair a peste negra?
As pessoas na época medieval tentaram impedir a propagação da Peste Negra através de uma variedade de métodos:
-
Isolamento e quarentena: Os suspeitos de terem a Peste Negra foram isolados dos outros para evitar maior transmissão da doença. Isto era especialmente comum em cidades onde a doença se espalhava rapidamente devido à densa população. Os indivíduos infectados eram frequentemente enviados para hospitais designados ou casas de pragas fora dos muros da cidade.
-
Fumigação e queima: As pessoas acreditavam que os maus cheiros e o miasma transmitiam a doença, por isso muitas vezes queimavam ervas aromáticas, especiarias e madeiras para purificar o ar. Fogueiras foram acesas nas ruas e locais públicos para afastar a peste. Algumas pessoas até queimaram suas roupas e pertences para eliminar quaisquer fontes potenciais de infecção.
-
Rituais religiosos e orações: Na sociedade medieval profundamente religiosa, muitos recorreram a práticas religiosas para proteção. Missas e procissões eram realizadas para orar pela intervenção divina e proteção contra a peste. As pessoas também carregavam relíquias sagradas, usavam símbolos religiosos e recitavam orações para afastar doenças.
-
Higiene pessoal: Embora o conhecimento da teoria dos germes fosse limitado, alguns indivíduos compreenderam a importância da higiene pessoal na prevenção da propagação da doença. Eles lavavam as mãos com frequência, evitavam o contato com indivíduos infectados e descartavam os resíduos de maneira adequada. Alguns até usavam máscaras protetoras feitas de couro ou tecido.
-
Restrições alimentares: Alguns acreditavam que certos alimentos e bebidas poderiam ajudar a prevenir a peste, levando a várias restrições alimentares. As pessoas consumiam remédios fitoterápicos, temperos e misturas que se acreditava terem propriedades medicinais contra a doença.
-
Astrologia e superstições: Algumas pessoas recorreram à astrologia e às superstições para explicar e prevenir a praga. Eles acreditavam que os alinhamentos celestes ou as posições dos planetas poderiam influenciar a propagação da doença. Outros dependiam de amuletos, amuletos e talismãs para proteção.
Estas tentativas de impedir a Peste Negra reflectem a compreensão e os recursos médicos limitados da época, bem como as crenças e práticas profundamente enraizadas da sociedade medieval.