Embora os piolhos não são portadores de doenças infecciosas , mordidas podem tornar-se irritado e infectados , e infestações não tratados podem resultar em perda de cabelo. Em casos mais graves , podem ocorrer infecções secundárias , tais como impetigo e pioderma . Raramente, podem ocorrer febre e inchaço dos gânglios linfáticos locais. Uma vez que uma infestação de piolhos de cabeça é estabelecida , é muito difícil de erradicar. Isso torna provável reincidência .
Identificação
Os piolhos são mais comumente visto em crianças com idades entre 3 e 10. Famílias inteiras podem ser infectados devido ao contato próximo e da partilha de toalhas, roupas de cama e acessórios para o cabelo . Piolhos humanos não ocorrem em animais , e porque eles não têm asas e não podem saltar , eles exigem o contato direto de se espalhar de uma pessoa para outra . Piolhos maduros são aproximadamente do tamanho de uma semente de gergelim e são coloridos com marcações mais escuras em seus abdomens pálido. Os ovos , ou lêndeas , são muito pequenos e cinza ou de cor branca.
Efeitos
Além de causar coceira, irritação e possível infecção , uma cabeça infestação por piolhos pode resultar em considerável embaraço e isolamento social em crianças pequenas. Porque muitas escolas têm uma política de não- nit , o que exige a remoção imediata de uma criança das dependências da escola , se a criança é encontrado para ter uma infestação, é óbvio para os colegas que os alunos têm piolhos. As conseqüências sociais isso pode ser prejudicial para a auto-estima das crianças.
Equívocos
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, cabelo sujo não é mais propenso a tornar-se infestada de piolhos. Na verdade, os piolhos preferem cabelos limpos, secos, uma vez que fornece um local mais adequado e seguro para nits de crescer e escotilha. Shampooing regularmente não protege contra piolhos, e shampoos regulares não são um tratamento eficaz para piolhos.
Prevenção /solução
Uma série de tratamentos existem para matar ou remover os piolhos do couro cabeludo e do cabelo, incluindo pentes especiais, tratamentos químicos e shampoos , tratamentos naturais, remédios caseiros e da aplicação de loções à base de silicone . Geralmente , os piolhos são tratados usando champôs medicinais . Após a lavagem , um pente especial é usada para remover quaisquer restantes piolhos e lêndeas dos cabelos . Para evitar a reinfestação , toda a roupa de cama, bichos de pelúcia e outros tecidos devem ser lavados em água quente. Prevenir infestação ou reinfestação requer exames freqüentes do cabelo e couro cabeludo , usando um pente de piolho . Quanto mais cedo uma infestação é diagnosticada , o que é mais fácil de tratar.