casa | | Informação em Saúde > | morde mordidas | Mordidas de cão
Cachorro com cálculos biliares, o que você faz para tratar o cachorro?
Tratamento médico para pedras na vesícula biliar em cães 1.
Cirurgia . A maneira mais comum de tratar cálculos na vesícula biliar é simplesmente removê-la com um procedimento cirúrgico denominado colecistectomia. Isso pode ser feito com cirurgia aberta tradicional ou com procedimento laparoscópico, no qual são feitas algumas pequenas incisões no abdômen e uma câmera e instrumentos cirúrgicos são inseridos. A cirurgia geralmente é curativa para cálculos na vesícula biliar, mas há riscos associados a ela, como infecção, sangramento e complicações anestésicas.
2.
Terapia de Dissolução Médica. Seu veterinário pode recomendar uma dieta líquida especial e alguns outros medicamentos para dissolver cálculos biliares. Isso pode levar vários meses e o sucesso desse método pode variar dependendo da composição e do tamanho dos cálculos biliares.
3.
Ácido ursodeoxicólico (UDCA) é um medicamento oral que demonstrou ajudar a dissolver cálculos de colesterol em alguns cães. Ajuda a dissolver cálculos biliares de colesterol, aumentando a produção de bile e diminuindo a absorção de colesterol. O UDCA é administrado uma ou duas vezes ao dia durante as refeições.
4.
Litotripsia por Ondas de Choque . Este procedimento envolve o uso de ondas sonoras para quebrar os cálculos da vesícula biliar em pedaços menores que podem então passar pelo ducto biliar comum e sair do corpo. Este procedimento pode não ser adequado para todos os tipos de cálculos biliares.
5.
Colangiografia Trans-hepática Percutânea (PTC) . Se houver uma obstrução no ducto biliar comum, um procedimento PTC pode ser realizado para aliviar a obstrução. Uma pequena agulha é inserida através do fígado até o ducto biliar comum e, em seguida, é injetado contraste para visualizar a obstrução. Uma vez visualizada a obstrução, um stent ou balão pode ser inserido para dilatar o ducto.
É importante observar que o melhor tratamento para um cão com cálculos na vesícula biliar dependerá de vários fatores, como tamanho, composição dos cálculos, idade e estado geral de saúde dos cães. Consulte seu veterinário para saber a abordagem de tratamento mais adequada para seu cão.