casa | | Informação em Saúde > | morde mordidas | Mordidas de cão
O que você faz se seu cachorro continuar espirrando?
1. Observe o padrão de espirros: Observe a frequência com que seu cão espirra, a natureza dos espirros e quaisquer outros sintomas associados. Se os espirros forem ocasionais e não acompanhados de outros sintomas, pode ser devido a fatores ambientais, como poeira ou pólen.
2. Verifique o ambiente: Certifique-se de que o ambiente do seu cão esteja livre de alérgenos e irritantes, como poeira, pólen, fumaça de cigarro ou produtos de limpeza. Se possível, tente identificar e eliminar quaisquer possíveis alérgenos.
3. Examine o nariz do seu cachorro: Inspecione cuidadosamente o nariz do seu cão em busca de sinais de lesão, secreção ou obstrução nasal. Se houver alguma inflamação ou secreção, é melhor consultar um veterinário.
4. Considere as causas infecciosas: Se o espirro for acompanhado de outros sintomas, como tosse, secreção nasal ou febre, é possível que seu cão esteja com uma infecção, como respiratória ou sinusal. Neste caso, é importante consultar um veterinário para diagnóstico e tratamento adequados.
5. Exclua objetos estranhos: Se o seu cão espirra com frequência e coça o nariz, é possível que haja um objeto estranho preso na passagem nasal. Se você suspeitar que seja esse o caso, procure atendimento veterinário imediatamente.
6. Fique calmo: Espirrar é um reflexo natural e, em muitos casos, pode não ser motivo de preocupação. Porém, se os espirros do seu cão forem persistentes, acompanhados de outros sintomas, ou se você tiver alguma dúvida, é sempre melhor consultar um veterinário para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.