Alguns dos primeiros sintomas de exposição à raiva são quase indistinguíveis da gripe. A maioria das vítimas mostram os primeiros sinais de mal-estar - muitas vezes uma temperatura alta , dores de cabeça , perda de apetite ou cansaço extremo - . No prazo de duas semanas a três meses de ser infectado
Desconforto na Área mordida
Cerca de metade das pessoas picadas por um animal raivoso vai sentir dor , dormência ou comichão no local da sua mordida , muitas semanas após a ferida deve ter curado completamente .
ansiedade , confusão ou alucinações
Um dos primeiros sinais de que a doença se espalhou para o cérebro é a exposição de comportamento atípico , que podem variar muito , mas geralmente começa em torno de 10 dias após os sintomas semelhantes aos da gripe aparecem pela primeira vez . As vítimas podem sofrer de depressão grave ou ansiedade, a capacidade cognitiva prejudicada e confusão, alucinações ou insônia.
Paralisia completa ou parcial
A causa final da morte em vítimas de raiva é normalmente respiratória ou insuficiência cardíaca resultante de paralisia . À medida que a doença se espalha por todo o corpo , os aflitos pode tornar-se incapaz de se mover uma ou mais das suas extremidades , ou sentir-se extremamente fraco. Eventualmente, o vírus da raiva vai paralisar os órgãos básicos necessários para manter a vida humana.
Hipersalivação e Hydrophobia
Com paralisia vem a incapacidade de engolir corretamente , resultando na superprodução de saliva , e a perda da capacidade de falar . Um sinal característico da fase final da raiva , hidrofobia , é muitas vezes visto neste momento. A pessoa infectada pode exigir água para saciar sua sede , em seguida, entrar em pânico ou engasgar ao tentar beber.