casa |  | Informação em Saúde >  | morde mordidas | picadas de abelha

Como William Sharpney influenciou Joseph Lister?

William Sharpey (1802-1880) foi um anatomista e fisiologista escocês que lecionou na University College London por mais de 40 anos. Ele foi um dos maiores especialistas na estrutura do corpo humano e um dos primeiros cientistas a usar um microscópio para estudar tecidos. Joseph Lister (1827-1912) foi um cirurgião britânico considerado o pai da antissepsia moderna. Ele desenvolveu um método de prevenção de infecções cirúrgicas usando ácido carbólico como desinfetante. Lister foi influenciado pelo trabalho de Sharpey sobre a estrutura dos tecidos. A pesquisa de Sharpey mostrou que os tecidos são compostos de células minúsculas, rodeadas por um fluido. Lister percebeu que as bactérias poderiam viajar através desse fluido e causar infecção. Como tal, Lister desenvolveu seu método anti-séptico para matar bactérias e prevenir infecções.

Aqui estão alguns exemplos específicos de como o trabalho de Sharpey influenciou Lister:

* Sharpey mostrou que os tecidos são constituídos por células minúsculas rodeadas por um fluido. Lister percebeu que as bactérias poderiam viajar através desse fluido e causar infecção. Ele usou ácido carbólico, um anti-séptico químico, para matar bactérias e prevenir infecções desses tecidos durante a cirurgia.

* Sharpey desenvolveu uma técnica para tingir tecidos que tornou mais fácil ver bactérias ao microscópio. Essa técnica permitiu a Lister ver como as bactérias se multiplicavam e se espalhavam e como diferentes anti-sépticos poderiam matá-las. Lister foi o primeiro cientista a fotografar micróbios. Suas fotomicrografias forneceram evidências visuais de bactérias, ajudaram a convencer outros cientistas de seu perigo e reforçaram a importância da limpeza.

No geral, o trabalho de Sharpey sobre a estrutura dos tecidos e o uso de microscópios influenciou muito o desenvolvimento da cirurgia anti-séptica por Lister.