Wasp veneno contém enzimas que quebram as paredes de suas células tornando possível para os antígenos do veneno para fazer o seu caminho para outras células e em sua corrente sanguínea . Um número de enzimas no veneno também são responsáveis pela desgranulação de mastócitos no local da picada . Os mastócitos são essenciais no processo inflamatório do corpo e quando são desgranulados , eles liberam histamina que provoca os sintomas clássicos vespa aguilhão da coceira, ardor e inchaço.
Histamina
a histamina é um composto que seu corpo produz naturalmente. É um dos principais componentes da resposta inflamatória e é normalmente usado pelo sistema imunológico para combater patogénios . É também um componente importante do veneno de vespa . Isso faz com que o inchaço , dor e coceira. A concentração de histamina média na vespa veneno é de 4,3 mg /g de acordo com médicos e pesquisadores R. Jaques e M. Schachter . A histamina contido dentro do veneno garante que a picada ainda pode ser desconfortável , mesmo que a vítima não tem uma forte resposta inflamatória devido à diminuição da sensibilidade.
Acetilcolina
a acetilcolina é um neurotransmissor produzido pelo seu corpo, mas também é encontrada em vespa veneno. De acordo com o Dr. Mealie , a acetilcolina provoca , " uma despolarização intensa dos nociceptores no interior da derme . " Os nociceptores são responsáveis pela percepção da dor , por isso a sua despolarização envia um sinal para o cérebro , causando-lhe a sentir dor no local da picada de vespa . Isso aumenta o efeito da histamina.
Serotonina
A serotonina é um neurotransmissor geralmente também conhecido como o hormônio da felicidade . Infelizmente, ele também é parcialmente responsável pela sensação de dor associada com uma picada de vespa . Serotonina indica sangramento , portanto, um aumento da presença local irá desencadear a sensação de dor. A serotonina também faz com que os vasos sanguíneos se espasmo e contrato que aumenta a sensação de desconforto e , juntamente com a acetilcolina aumenta o efeito da histamina.