casa |  | Informação em Saúde >  | morde mordidas | Bed Bug Bites

Por que você fica com coceira?

Existem inúmeras razões pelas quais alguém pode sentir coceira (prurido). Algumas causas comuns incluem:
- Irritação da pele:pode ocorrer devido a vários fatores, como exposição a alérgenos, produtos químicos ou certos tecidos, picadas ou picadas de insetos, problemas de pele como eczema ou psoríase, ou mesmo pele seca.

- Reações alérgicas:A coceira na pele pode ser um sintoma de uma reação alérgica a substâncias como pólen, certos alimentos, ácaros ou pêlos de animais de estimação. Nesses casos, a resposta do sistema imunológico a um alérgeno desencadeia a liberação de histamina, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos e causa coceira e outros sintomas alérgicos.

- Infecções:A coceira pode ser um sinal de infecção causada por vírus, bactérias ou fungos. Por exemplo, varicela, sarampo e infecções fúngicas da pele, como pé de atleta, podem causar erupções cutâneas com coceira.

- Picadas e picadas de insetos:Picadas ou picadas de insetos, como mosquitos, abelhas, vespas ou formigas, podem causar coceira e áreas inchadas na pele.

- Danos nos nervos:Certas condições neurológicas ou danos nos nervos podem resultar em coceira crônica sem lesões cutâneas visíveis. Esse tipo de coceira costuma ser mais difícil de diagnosticar e tratar.

- Gravidez:As alterações hormonais durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre, podem causar coceira na pele. Isso é comumente conhecido como pápulas e placas urticariformes pruriginosas da gravidez (PUPPP).

- Doença hepática ou renal:Às vezes, a coceira intensa pode estar associada a condições subjacentes, como problemas hepáticos ou renais.

- Medicamentos:Certos medicamentos podem causar coceira como efeito colateral.

- Estresse:O estresse emocional pode agravar ou até desencadear coceira em alguns indivíduos.

É importante observar que a coceira crônica ou intensa às vezes pode ser um sintoma de uma condição médica mais grave; portanto, se a coceira for persistente ou acompanhada de outros sintomas preocupantes, é aconselhável consultar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.