casa |  | Informação em Saúde >  | morde mordidas | formiga morde

Como o antraz é transmitido?

Antraz cutâneo
O antraz cutâneo ocorre quando *B. Os esporos do anthracis* entram em um corte ou abrasão na pele, levando à formação de uma lesão cutânea chamada escara. A escara é inicialmente pequena, indolor e pode assemelhar-se a uma picada de inseto. No entanto, rapidamente evolui para uma lesão necrótica maior, preta, com edema circundante. A escara é caracterizada por uma área central preta e uma área vermelha e inchada ao redor. Pode ser muito doloroso e levar várias semanas para cicatrizar.

Antraz por inalação
O antraz por inalação é a forma mais grave da doença e muitas vezes é fatal se não for tratado rapidamente. Ocorre quando *B. Os esporos do anthracis* são inalados para os pulmões. Após a inalação, os esporos são captados pelos macrófagos e transportados para os gânglios linfáticos, onde germinam e se multiplicam. A infecção então se espalha para a corrente sanguínea, causando sintomas graves como febre, tosse, falta de ar, dor no peito e choque.

Antraz gastrointestinal
O antraz gastrointestinal é uma forma rara da doença que ocorre quando *B. Os esporos do anthracis* são ingeridos através de alimentos ou água contaminados. Após a ingestão, os esporos germinam e se multiplicam no trato gastrointestinal, causando sintomas como dor abdominal, náusea, vômito, diarreia e febre.

O antraz também pode ser transmitido através do contato direto com animais infectados ou com seu sangue, mas esses modos de transmissão são muito raros.