casa | | Informação em Saúde > | morde mordidas | mordidas de animais
A pasteurelose de coelhos é contagiosa para humanos?
A pasteurelose é uma doença que pode afetar diversos animais, inclusive coelhos, e, em alguns casos, pode ser transmitida ao homem. No entanto, é importante observar que a pasteurelose não é uma infecção comum em humanos e geralmente só é transmitida por contato direto com animais infectados ou suas secreções, como por meio de mordidas ou arranhões.
A pasteurelose em humanos é geralmente causada por *Pasteurella multocida*, que é um tipo de bactéria comumente encontrada na boca de animais saudáveis, incluindo coelhos. Pessoas que trabalham em estreita colaboração com coelhos ou outros animais que possam transportar a bactéria, como veterinários, agricultores e tratadores de animais, correm maior risco de exposição.
Os sintomas da pasteurelose em humanos podem incluir:
- Infecções cutâneas, como celulite ou abcessos, no local da picada ou arranhão.
- Infecções respiratórias, como pneumonia ou bronquite, se a bactéria entrar nos pulmões.
- Infecções da corrente sanguínea, que podem levar à sepse.
O tratamento da pasteurelose geralmente envolve antibióticos para matar as bactérias.
Para reduzir o risco de pasteurelose, é importante tomar precauções ao manusear coelhos ou outros animais que possam transmitir a bactéria. Isso pode incluir o uso de luvas de proteção, evitar mordidas e arranhões e praticar uma boa higiene, como lavar bem as mãos após manusear os animais.