A doença é transmitida através da saliva de um animal infectado . A infecção pode ocorrer por meio de mordida direta em que a pele está quebrado ou se a saliva infectada entra em uma nova ferida que sangrou dentro de 24 horas . Embora seja raro , a transmissão também pode ocorrer se saliva infectada entra nos olhos, nariz ou boca.
Sintomas
Os sintomas iniciais incluem dor de cabeça , febre e irritabilidade. Também pode haver dor e /ou prurido no local da ferida . A doença é progressiva , com o desenvolvimento de espasmos da garganta e convulsões , levando à morte .
Tratamento
A ferida deve ser limpa e tratada por um médico. A vacina anti-rábica é dado imediatamente e em doses subseqüentes em intervalos no terceiro , sétimo, 14 º e 28 º dias.
Prevenção
animais devem ser vacinados contra a raiva. Donos de animais devem manter animais de estimação dentro de casa , tanto quanto possível para limitar a exposição a animais selvagens. As pessoas devem evitar o contato com a vida selvagem .
Vacinação
As pessoas que são consideradas de alto risco para contrair a doença , como veterinários e outros profissionais de cuidados com os animais devem ser vacinados contra a raiva.
Fact vs Mito
mortes humanas por raiva são raros, estatisticamente 2.4 anualmente em todo o país , de acordo com AustinWildlifeRescue.org , que também afirma a raiva não é transmitido através do sangue , urina ou fezes de um animal infectado .