casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | urinoterapia
A síntese de uréia é uma função do fígado?
Sim, a síntese da uréia é função do fígado. A uréia é o principal resíduo nitrogenado do metabolismo das proteínas no corpo. É sintetizado no fígado como resultado do ciclo da ureia, que envolve a conversão da amônia em uréia.
O ciclo da uréia ocorre nas células do fígado, especificamente nas mitocôndrias. O ciclo começa com a formação de carbamoil fosfato a partir da amônia e do bicarbonato. Esta reação é catalisada pela enzima carbamoil fosfato sintetase I (CPS I). O carbamoil fosfato reage então com a ornitina para formar citrulina, que é catalisada pela enzima ornitina transcarbamoilase (OTC).
A citrulina é transportada da mitocôndria para o citoplasma, onde reage com o aspartato para formar argininosuccinato. Esta reação é catalisada pela enzima argininosuccinato sintetase (ASS). O argininosuccinato é então clivado em arginina e fumarato pela enzima argininosuccinato liase (ASL).
A arginina é transportada de volta para a mitocôndria, onde reage com a água para formar uréia e ornitina. Esta reação é catalisada pela enzima arginase. A ornitina é então reciclada de volta ao ciclo da ureia.
O ciclo da ureia é um processo contínuo que resulta na conversão de amônia em uréia. A uréia é transportada pelo sangue até os rins, onde é excretada na urina.