casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | urinoterapia
Um teste de urina detectará pedra nos rins?
Os exames de urina podem ser usados para detectar cálculos renais, mas normalmente não são a primeira ferramenta de diagnóstico usada. O exame de urina, que faz parte de rotina do exame físico, pode revelar a presença de sangue, proteínas ou cristais na urina, o que pode indicar a presença de cálculos renais. No entanto, um exame de urina por si só não pode diagnosticar definitivamente pedras nos rins, uma vez que estes resultados também podem ser causados por outras condições.
Um teste mais específico para cálculos renais é a coleta de urina de 24 horas, que mede a quantidade de cálcio, fosfato e outros minerais na urina durante um período de 24 horas. Níveis elevados desses minerais podem aumentar o risco de formação de cálculos renais.
Testes de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada, são normalmente usados para confirmar a presença e o tamanho das pedras nos rins e para determinar sua localização no trato urinário.
Se você suspeitar que pode ter cálculos renais, é importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.