casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | urinoterapia

O que significam leucócitos e urobilinogênio em um teste de urina com tira reagente?

Os leucócitos e o urobilinogênio são duas substâncias que podem ser detectadas na urina por meio de um teste com tira reagente. A presença de qualquer uma destas substâncias pode indicar uma condição médica subjacente.

Leucócitos são glóbulos brancos. Eles fazem parte do sistema imunológico do corpo e ajudam a combater infecções. Quando os leucócitos estão presentes na urina, pode indicar que há uma infecção no trato urinário, como uma infecção do trato urinário (ITU).

Urobilinogênio é um produto residual produzido quando o fígado decompõe a hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos. O urobilinogênio está normalmente presente em pequenas quantidades na urina. No entanto, níveis elevados de urobilinogênio podem indicar que há um problema no fígado ou na vesícula biliar, como doença hepática ou cálculo biliar.

Se você tiver um resultado positivo para leucócitos ou urobilinogênio em um teste de urina com fita reagente, é importante consultar seu médico para uma avaliação mais aprofundada. O seu médico pode solicitar exames adicionais para confirmar o diagnóstico e determinar a causa subjacente.

Aqui estão algumas possíveis causas de leucócitos e urobilinogênio em um teste de urina com fita reagente:

Leucócitos:

* Infecção do trato urinário (ITU)
* Infecção renal
* Prostatite (inflamação da próstata)
* Uretrite (inflamação da uretra)
* Vaginite (inflamação da vagina)

Urobilinogênio:

* Doença hepática
* Doença da vesícula biliar
* Anemia hemolítica (uma condição na qual os glóbulos vermelhos são destruídos muito rapidamente)
* Síndrome de Gilbert (uma condição na qual o fígado não processa a bilirrubina adequadamente)