casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | urinoterapia
Como uma infecção urinária influencia o pH da urina?
As infecções do trato urinário (ITUs) podem causar alterações no pH da urina, mas o efeito específico no pH pode variar dependendo do tipo de bactéria que causa a infecção. Aqui estão alguns cenários possíveis:
1. Urina Alcalina (pH> 7):Certas bactérias, como espécies de Proteus ou Klebsiella pneumoniae, podem produzir urease, uma enzima que decompõe a uréia em amônia. Isso pode levar a um aumento no pH da urina, tornando-a mais alcalina.
2. Urina ácida (pH <7):Outras bactérias, como Escherichia coli (E. coli) ou espécies de Enterococcus, podem fermentar a glicose presente na urina, produzindo ácidos orgânicos como subprodutos. Isso pode resultar em uma diminuição do pH da urina, tornando-a mais ácida.
3. Nenhuma alteração significativa:Em alguns casos, as ITUs causadas por certos microrganismos podem não ter um impacto significativo no pH da urina e o pH pode permanecer dentro da faixa normal.
A mudança no pH da urina durante uma ITU pode fornecer aos profissionais de saúde informações adicionais sobre o potencial organismo causador e ajudar a orientar o tratamento adequado. No entanto, é importante observar que o pH da urina por si só não é suficiente para diagnosticar uma ITU, e outros testes diagnósticos, como análise e cultura de urina, são necessários para a identificação e manejo adequados da infecção.