casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | trepanação

Qual é a cunjuntiva?

A conjuntiva é uma membrana fina e transparente que reveste a pálpebra e cobre a parte branca do olho (esclera). A parte que reveste a pálpebra é chamada conjuntiva palpebral, e a parte que cobre a parte branca do olho é chamada conjuntiva bulbar. A conjuntiva cobre o espaço criado quando as pálpebras estão fechadas, exceto a córnea (a parte frontal transparente do olho).

Principais funções da conjuntiva

* Ajuda a proteger os olhos contra objetos estranhos e microorganismos que podem entrar no espaço quando as pálpebras estão abertas.
* Produz muco, que lubrifica a superfície do olho e remove materiais estranhos da superfície do olho.
* Possui uma rica rede de vasos sanguíneos e faz parte do sistema imunológico.

Condições Conjuntivais

Várias condições podem afetar a conjuntiva, algumas das mais comuns são:

Conjuntivite bacteriana (olho rosa): Esta é uma infecção bacteriana da conjuntiva, os sintomas incluem vermelhidão, corrimento e irritação.

Conjuntivite alérgica: Ocorre quando um alérgeno entra em contato com o olho. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira, lacrimejamento e inchaço.

Conjuntivite viral: É uma infecção viral que pode causar vermelhidão, irritação, lacrimejamento e secreção.

Hemorragia subconjuntival (olhos vermelhos): Ocorre quando um pequeno vaso sanguíneo da conjuntiva se rompe, causando uma mancha vermelha na parte branca do olho.

Pterígio: É um crescimento não canceroso da conjuntiva que pode se estender pela córnea. Os sintomas incluem vermelhidão, irritação e visão turva.

A conjuntivite costuma ser autolimitada e pode ser resolvida com tratamento conservador dentro de 2 a 3 semanas. No entanto, é aconselhável procurar atendimento médico se os sintomas forem graves, persistentes ou associados a dor ocular, alterações na visão ou sistema imunológico enfraquecido.