casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | trepanação

O que é estreitamento da tecal?

Estreitamento da teca refere-se ao adelgaçamento da camada de tecido conjuntivo que envolve os folículos ovarianos. Está associada ao processo atrésico, que é a degeneração e reabsorção dos folículos ovarianos que não sofrem ovulação.

Durante o processo de atresia folicular, a camada tecal, que é composta principalmente de tecido conjuntivo e células especializadas chamadas células da teca, sofre adelgaçamento e degeneração progressivos. As células da teca, responsáveis ​​pela produção de andrógenos, essenciais para o desenvolvimento e maturação folicular, diminuem gradativamente em número e função. A vasculatura tecal também regride, levando à redução do suprimento sanguíneo para o folículo.

À medida que a teca se estreita, as células da granulosa dentro do folículo podem apresentar sinais de degeneração, como picnose (encolhimento nuclear) e perda de organização celular. Em última análise, todo o folículo, incluindo as células da granulosa restantes e o ovócito, sofre degradação e reabsorção por macrófagos e outras células do sistema imunológico.