casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | trepanação

O que é revascularização?

Revascularização é um procedimento médico que restaura o fluxo sanguíneo para uma artéria ou veia que foi bloqueada ou estreitada. Isso pode ser feito por meio de cirurgia, angioplastia ou outros métodos.

A revascularização é frequentemente usada para tratar:

- Doença arterial coronariana: Esta é uma condição na qual as artérias que fornecem sangue ao coração ficam estreitadas ou bloqueadas. A revascularização pode ser feita para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração e reduzir o risco de ataque cardíaco.
- Doença arterial periférica: Esta é uma condição na qual as artérias das pernas ou braços ficam estreitadas ou bloqueadas. A revascularização pode ser feita para melhorar a circulação e aliviar sintomas como dor, dormência e cólicas.
- Doença da artéria carótida: Esta é uma condição na qual as artérias que fornecem sangue ao cérebro ficam estreitadas ou bloqueadas. A revascularização pode ser feita para prevenir um acidente vascular cerebral.

A revascularização pode ser um procedimento complexo, mas muitas vezes é eficaz para restaurar o fluxo sanguíneo e melhorar os sintomas. O tipo de revascularização melhor para um paciente específico dependerá da condição subjacente e da gravidade do bloqueio.

Aqui estão alguns dos diferentes tipos de procedimentos de revascularização:

- Revascularização miocárdica (CRM): Este é um procedimento cirúrgico que envolve o enxerto de uma artéria ou veia saudável de outra parte do corpo na artéria coronária bloqueada. Isso cria um novo caminho para o sangue fluir para o coração.
- Intervenção coronária percutânea (ICP): Este é um procedimento não cirúrgico que envolve a inserção de um pequeno balão na artéria coronária bloqueada e sua inflagem para alargar a artéria. Um stent também pode ser colocado para manter a artéria aberta.
- Endarterectomia carotídea (CEA): Este é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção da placa que está bloqueando a artéria carótida.
- Revascularização do miocárdio periférica (PABG): Este é um procedimento cirúrgico que envolve o enxerto de uma artéria ou veia saudável de outra parte do corpo na artéria periférica bloqueada. Isso cria um novo caminho para o sangue fluir para a perna ou braço.
- Angioplastia transluminal percutânea (PTA): Este é um procedimento não cirúrgico que envolve a inserção de um pequeno balão na artéria periférica bloqueada e sua inflagem para alargar a artéria. Um stent também pode ser colocado para manter a artéria aberta.

A revascularização é um procedimento médico importante, mas pode ser um tratamento que salva vidas de pessoas com obstruções graves de artérias ou veias. Converse com seu médico sobre se a revascularização é adequada para você.