casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | Reiki
Quem foi o Dr.
Dr. Jack Kevorkian (26 de maio de 1928 a 3 de junho de 2011), também conhecido como
"Dr. Morte" , foi um médico, patologista e defensor da eutanásia americano que ajudou no suicídio de pelo menos 130 pessoas entre 1990 e 1998. Ele foi condenado por assassinato em segundo grau em 1999 pela morte de Thomas Youk em 1998, e cumpriu oito anos de prisão antes de receber liberdade condicional em 2007.
Kevorkian nasceu em Pontiac, Michigan, filho de imigrantes armênios. Ele se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan em 1952 e completou sua residência no Hospital Harper-Grace de Detroit. Ele serviu no Exército dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia e recebeu a Medalha Estrela de Bronze.
Depois de completar o serviço militar, Kevorkian retornou a Michigan e começou a praticar medicina. Ele se interessou pela eutanásia na década de 1980, após testemunhar o sofrimento de alguns de seus pacientes. Ele começou a defender publicamente a legalização da eutanásia e, em 1989, fundou a Hemlock Society, uma organização que apoia o “direito à morte”.
Em 1990, Kevorkian ajudou no suicídio de Janet Adkins, uma mulher de 54 anos com doença de Alzheimer. A morte de Adkins foi a primeira de muitas que Kevorkian ajudaria nos anos seguintes. Ele normalmente administrava uma dose letal de cloreto de potássio a seus pacientes e frequentemente filmava os suicídios.
As atividades de Kevorkian atraíram muita atenção da mídia e ele se tornou uma figura controversa. Ele foi elogiado por alguns por sua compaixão e condenado por outros por suas ações. Em 1993, ele foi condenado por assassinato em primeiro grau na morte de Thomas Hyde, mas a condenação foi anulada em recurso.
Em 1999, Kevorkian foi condenado por homicídio de segundo grau na morte de Thomas Youk. Ele cumpriu oito anos de prisão antes de receber liberdade condicional em 2007. Após sua libertação da prisão, Kevorkian continuou a defender a legalização da eutanásia, mas não ajudou em mais nenhum suicídio.
Kevorkian morreu em 2011 de complicações de pneumonia. Ele tinha 83 anos.