casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | reflexologia
Como a ação voluntária difere da involuntária?
Ação voluntária é uma ação que uma pessoa realiza intencionalmente e deliberadamente. É uma ação que decidimos fazer conscientemente, temos consciência de que a estamos fazendo e sabemos por que a fazemos. Por exemplo, se você decidir sair da cama e dar um passeio, isso é uma ação voluntária. Você decidiu fazer isso e está ciente de que está fazendo isso.
Ação involuntária , por outro lado, é uma ação que ocorre independentemente da nossa vontade ou intenção. É uma ação que não decidimos fazer conscientemente e muitas vezes nem temos consciência de que a estamos fazendo. Por exemplo, se você piscar os olhos ou o coração bater, essas são ações involuntárias. Você não decide fazê-las e nem mesmo tem consciência de que as está fazendo.
Existem algumas diferenças importantes entre ações voluntárias e involuntárias.
-
As ações voluntárias são intencionais, enquanto as ações involuntárias são não intencionais. Isto significa que quando realizamos uma ação voluntária, temos um propósito ou objetivo em mente, enquanto quando realizamos uma ação involuntária, não temos um propósito ou objetivo em mente.
-
As ações voluntárias são controladas pelo cérebro, enquanto as ações involuntárias são controladas pela medula espinhal e pelo sistema nervoso autônomo. Isto significa que as ações voluntárias envolvem uma decisão consciente da nossa parte, enquanto as ações involuntárias não.
-
As ações voluntárias podem ser interrompidas ou alteradas à vontade, enquanto as ações involuntárias não. Isto significa que podemos decidir parar ou alterar uma acção voluntária a qualquer momento, enquanto não podemos decidir parar ou alterar uma acção involuntária.
Em geral, as ações voluntárias estão associadas ao pensamento, intenção e propósito conscientes, enquanto as ações involuntárias estão associadas a reflexos e respostas automáticas.