casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | reflexologia

Como os receptores sensoriais são classificados?

Os receptores sensoriais podem ser classificados de várias maneiras com base em vários critérios. Aqui estão alguns sistemas de classificação comuns:

A. Classificação por tipo de estímulo:

1. Mecanorreceptores: Detecte estímulos mecânicos como toque, pressão, vibração e alongamento. Os exemplos incluem receptores táteis na pele, receptores articulares e receptores de estiramento nos músculos e vasos sanguíneos.

2. Termorreceptores: Detecte mudanças de temperatura, tanto quentes quanto frias. Exemplos incluem termorreceptores na pele, mucosa oral e hipotálamo.

3. Fotorreceptores: Detectam a luz e são responsáveis ​​pela visão. Encontrado na retina dos olhos.

4. Quimiorreceptores: Detecte substâncias químicas, incluindo sabor, cheiro e certos hormônios. Encontrado nas papilas gustativas, no epitélio olfatório e em vários outros tecidos.

5. Nociceptores: Detecte estímulos dolorosos, incluindo temperaturas extremas, danos nos tecidos e inflamação. Envolvido na sensação de dor.

B. Classificação por localização:

1. Exteroceptores: Localizados na superfície do corpo e detectam estímulos do ambiente externo, como receptores cutâneos para toque, temperatura e dor.

2. Interoceptores: Localizado dentro do corpo e monitora condições internas, como pressão arterial, níveis de oxigênio no sangue e alongamento de órgãos.

3. Proprioceptores: Localizados nos músculos, tendões e articulações, fornecem informações sobre a posição e o movimento das partes do corpo.

C. Classificação por Função:

1. Receptores sensoriais: Converta informações sensoriais em sinais elétricos e transmita-os ao sistema nervoso.

2. Transdutores: Transforme uma forma de energia em outra, como a energia luminosa, em sinais elétricos em fotorreceptores.

3. Receptores: Liga-se a mensageiros químicos específicos, como hormônios ou neurotransmissores, e desencadeia respostas celulares.

4. Canais iônicos: Permitir o fluxo de íons através das membranas celulares, levando a mudanças no potencial elétrico.

D. Classificação por Adaptação:

1. Receptores de Adaptação Rápida: Responda rapidamente às mudanças no estímulo e pare de enviar sinais quando o estímulo permanecer constante. Os exemplos incluem corpúsculos de Pacini para detecção de vibrações.

2. Receptores de adaptação lenta: Mantenha uma resposta mesmo quando o estímulo permanece constante. Os exemplos incluem fusos musculares para detectar o comprimento muscular.

Esta classificação de receptores sensoriais não é exaustiva e alguns receptores podem cair em múltiplas categorias. Diferentes tipos de receptores sensoriais são especializados para detectar e responder a estímulos específicos e contribuir para a nossa percepção e interação com o meio ambiente.