casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | reflexologia
Qual é a diferença entre um músculo reflexo e um músculo voluntário?
Os reflexos são respostas automáticas a estímulos que ocorrem sem pensamento consciente. Eles são mediados pela medula espinhal e pelo tronco cerebral e não requerem informações do cérebro. Os músculos voluntários, por outro lado, são aqueles que podemos controlar conscientemente. Eles são inervados pelo sistema nervoso somático e requerem pensamento consciente para iniciar o movimento.
Aqui estão algumas diferenças importantes entre reflexos e músculos voluntários:
1) Tempo para responder:Os reflexos ocorrem muito rapidamente, geralmente em menos de 0,1 segundos. Isso ocorre porque eles não requerem nenhum pensamento consciente. Os movimentos voluntários, por outro lado, podem demorar muito mais para serem iniciados, dependendo da complexidade do movimento.
2) Especificidade:Os reflexos são específicos para um determinado estímulo. Por exemplo, o reflexo patelar (joelhada) é sempre desencadeado por batidas no tendão patelar abaixo do joelho. Os movimentos voluntários, por outro lado, podem ser mais variados. Podemos controlar conscientemente a direção, a força e a velocidade dos movimentos voluntários.
3) Controle:Os reflexos não estão sob controle consciente. Não podemos escolher ter reflexo ou não. Os movimentos voluntários, por outro lado, estão completamente sob nosso controle. Podemos decidir quando, como e onde mover os nossos músculos voluntários.
Os reflexos são essenciais para a sobrevivência. Eles nos protegem do perigo e nos ajudam a manter a homeostase. Os músculos voluntários nos permitem interagir com o ambiente e realizar tarefas complexas. Juntos, os reflexos e os músculos voluntários permitem-nos funcionar eficazmente no nosso ambiente.