casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | reflexologia

Por que o nervo vago não é nervo esplâncnico?

O nervo vago é considerado um nervo esplâncnico. Os nervos esplâncnicos são nervos que inervam as vísceras (órgãos) do corpo, incluindo as cavidades abdominal e torácica. O nervo vago é um dos nervos mais longos do corpo e inerva muitos órgãos das cavidades torácica e abdominal, incluindo coração, pulmões, estômago, intestinos e fígado. Às vezes é chamado de "nervo errante" devido à sua extensa inervação de várias estruturas do corpo.

Ao descrever os nervos esplâncnicos, eles podem ser classificados com base em sua localização e distribuição:

1. Nervos Esplâncnicos Torácicos:Esses nervos surgem da medula espinhal torácica e inervam os órgãos da cavidade torácica.
2. Nervos Esplâncnicos Sacrais:Esses nervos se originam da medula espinhal sacral e inervam os órgãos da cavidade pélvica.
3. Nervos Esplâncnicos Cranianos:Esses nervos surgem do cérebro (especificamente do tronco cerebral) e inervam órgãos na região da cabeça e pescoço, bem como certos órgãos torácicos e abdominais.

O nervo vago é um nervo esplâncnico craniano, especificamente designado como o 10º nervo craniano. Possui funções somáticas e autonômicas, inervando os músculos esqueléticos e vários órgãos do corpo, incluindo o coração, os pulmões e o trato gastrointestinal.

Portanto, o nervo vago é considerado um nervo esplâncnico, especificamente um nervo esplâncnico cranial, devido à sua origem e distribuição.