casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | reflexologia

O que causa o priapismo?

O priapismo é uma condição médica caracterizada por uma ereção persistente e muitas vezes dolorosa do pênis, que não está relacionada à excitação ou estimulação sexual. É causada por uma combinação de fatores e pode ser classificada em dois tipos principais:priapismo isquêmico e não isquêmico.

1. Priapismo Isquêmico :

- Anemia Falciforme: Condição em que glóbulos vermelhos anormais em forma de foice podem bloquear pequenos vasos sanguíneos, prejudicando o fluxo sanguíneo para fora do pênis.
- Trauma ou lesão no pênis ou períneo :Isto pode danificar os vasos sanguíneos e os nervos, causando uma interrupção no fluxo sanguíneo.
- Medicamentos :Certos medicamentos, incluindo antidepressivos, anticoagulantes e anti-histamínicos, têm sido associados ao priapismo isquêmico.
- Doenças sanguíneas: Condições como leucemia e mieloma múltiplo podem aumentar o risco de priapismo.

2. Priapismo Não Isquêmico :

- Medicamentos :Alguns medicamentos, como certos medicamentos para disfunção erétil (por exemplo, sildenafil, tadalafil) podem causar ereções prolongadas.
- Condições neurológicas: Danos aos nervos que controlam a ereção peniana podem causar ingurgitamento persistente.
- Lesões da medula espinhal: Lesões que afetam a parte inferior da medula espinhal podem interromper os sinais nervosos envolvidos no controle da função erétil.
- Uso de drogas: Drogas ilegais, como cocaína e anfetaminas, também podem causar priapismo.

É importante procurar atendimento médico imediato se tiver priapismo, especialmente se durar mais de 4 horas. O tratamento imediato pode prevenir complicações de longo prazo, como disfunção erétil. A causa subjacente do priapismo determinará as opções de tratamento apropriadas.