casa |  | Informação em Saúde >  | Medicina Alternativa | Fisioterapia

O que é tratamento com ECT?

A eletroconvulsoterapia (ECT), também chamada de terapia de eletrochoque, é um procedimento médico que envolve a passagem de uma corrente elétrica pelo cérebro para causar uma breve convulsão leve. É usado para tratar depressão grave e outras doenças mentais que não responderam a outras formas de tratamento.

Durante a ECT, o paciente recebe anestesia geral e um relaxante muscular. A corrente elétrica passa pelo cérebro por meio de eletrodos colocados no couro cabeludo. A convulsão normalmente dura alguns segundos e é monitorada de perto por uma equipe de profissionais médicos.

A ECT é um tratamento altamente eficaz para depressão grave, com taxas de resposta de até 80%. No entanto, também está associado a uma série de efeitos colaterais potenciais, incluindo perda de memória, confusão, dores musculares e dor de cabeça. Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem em poucos dias, mas algumas pessoas podem apresentar perda de memória de longo prazo ou outros problemas.

A ECT é normalmente considerada somente após outros tratamentos para depressão terem falhado. Muitas vezes é usado em combinação com medicamentos, psicoterapia e outros tratamentos para alcançar o melhor resultado possível.

Aqui estão alguns detalhes adicionais sobre ECT:

* A ECT é normalmente administrada em regime ambulatorial, o que significa que o paciente não precisa passar a noite no hospital.
* O curso do tratamento geralmente consiste em uma série de sessões de ECT, normalmente administradas duas ou três vezes por semana.
* O número de tratamentos necessários varia, mas o curso médio do tratamento é de 6 a 12 sessões.
* A ECT é um tratamento seguro e eficaz para a depressão grave, mas é importante estar ciente dos potenciais efeitos colaterais antes de decidir se é adequado para você.