Oxigenoterapia dispensa oxigênio através de tanques , cilindros ou concentradores de oxigênio . Estes métodos requerem a utilização de vários aparelhos de respiração , tais como uma máscara ou dois tubos de plástico inseridas no nariz . Com a terapia de oxigênio hiperbárico , o indivíduo entra em uma câmara pressurizada ou espaço para receber oxigênio sob crescente pressão do ar.
Função
Oxigenoterapia oferece ao indivíduo uma maior percentagem de oxigênio. Esta prática inunda o sangue e os tecidos com oxigênio fresco para facilitar o funcionamento das células , bem como estimular os vasos sanguíneos e crescimento do nervo .
Efeitos
Evidence associado a efeitos adversos efeitos da terapia de oxigênio permanecem mínimo. A maioria dos problemas associados com a terapia de oxigénio envolve o equipamento e não são devidos à terapia . No entanto, alguns estudos sugerem um reações adversas em situações específicas.
Um estudo realizado em 1976 e novamente em 2005 sugeriu que o tratamento de pacientes de ataque cardíaco com redução do fluxo sanguíneo de oxigênio de alto fluxo através da artéria coronária , resultando em danos no coração . Assim, o uso rotineiro de administrar oxigênio a uma vítima de ataque cardíaco permanece controverso. Segundo o professor Beasley , do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia ( conforme citado por Kirby, 2007) , a terapia de oxigênio precisa ser restrito a doentes com um nível reduzido de oxigênio .
Outra possível preocupação envolve práticas de manipulação de falhas dos equipamentos , resultando na contaminação do suprimento de oxigênio . De acordo com um relatório do escritório do Dallas County Medical Examiner, um fornecedor de equipamento de oxigénio para os hospitais não conseguiu manter os padrões de segurança , assim , possivelmente, causando 11 mortes devido aos pacientes inalando um solvente de limpeza tóxicos , juntamente com o oxigênio.
Além de envenenamento , os indivíduos podem ingerir oxigênio contaminado com partículas em suspensão e outras substâncias insalubres. Estas situações ocorrem devido a filtros sujos , bem como tubos de respiração desgastados . Além disso, alguns fornecedores adicionar óleos para temperar o oxigênio , possivelmente levando a uma infecção pulmonar grave .
Aviso
Com equipamento adequado , a terapia de oxigênio permanece relativamente seguro. No entanto , os profissionais médicos advertem aqueles que sofrem de asma ou qualquer problema respiratório superior . Na realidade , a maioria dos indivíduos mais jovens com asma não conseguem demonstrar os benefícios de saúde associados com a terapia de oxigênio , por isso esta prática parece inútil para essa população. No entanto, indivíduos que experimentam dificuldades de respiração precisa para não exceder um consumo de oxigênio de 26 por cento .
Aqueles que experimentam uma febre alta ou infecção viral pode piorar sua condição com maior oxigênio. Mulher gravida e aqueles com um colapso pulmonar ou em recuperação de cirurgia do ouvido médio deve se abster de oxigenoterapia.
Considerações
Exceto para certas situações , a terapia de oxigênio administrado corretamente parece relativamente seguro. Com a terapia de oxigênio hiperbárico , o procedimento mais invasivo , os pacientes frequentemente relatam apenas um leve desconforto associado com claustrofobia. A reação física temporária inclui visão turva.
No entanto , as pessoas devem consultar um médico ou outro profissional de saúde antes de iniciar qualquer terapia de oxigênio. Alguns problemas de saúde podem produzir reações adversas.