O Sol é a maior fonte natural de luz UV que temos. Toda vez que o sol está brilhando , os raios UV estão bombardeando a superfície do planeta. Alguns desses raios são desviados pelo campo magnético da Terra , e outros espalham através da atmosfera exterior e de volta para o espaço; no entanto, uma pequena percentagem deles caem diretamente sobre a superfície do planeta e para tudo o que está na superfície .
Mesmo em dias nublados, os raios UV penetram na cobertura de nuvens e representam uma ameaça para o tecido vivo . Usar filtro solar e óculos de sol com uma classificação UV ajuda a proteger contra a exposição perigosa. No entanto, a melhor proteção é a de limitar o tempo que você gasta em luz solar direta.
Luzes da Cidade
lâmpadas de arco que são alimentados por um ou outro de mercúrio ou de xenônio irá produzir luz UV . Estas luzes são comumente referidos como " lâmpadas de descarga " e são alimentados através de um tubo de descarga de quartzo fundido . Este tubo é então colocado dentro de um globo . Às vezes, o mundo é de vidro transparente , às vezes contém um revestimento de pó de fósforo dentro. O mundo exterior serve como um isolante térmico , e é a única parte da lâmpada que fornece proteção contra a luz UV.
Estas luzes são mais comumente usados em luzes de rua utilidade. Embora nem todas as luzes de rua utilizam mercúrio ou xenônio, aqueles que criará luz ultravioleta. Esta luz vem em doses muito menores do que o que é gerado pelo Sol, mas a exposição ainda deve ser limitado , e olhando diretamente para a luz deve ser evitado.
Luzes fluorescentes
luzes fluorescentes são comumente referido como tubos de descarga . Algumas formas de luzes fluorescentes são alimentados por ser cheio com os átomos do gás , os quais são , em seguida, aquecida . Este é o princípio geral por trás de toda luz fluorescente, incluindo luzes de néon .
Se a luz está cheia de átomos de gás de hidrogênio , deutério ou mercúrio, há uma chance de que as luzes irá produzir uma pequena quantidade de luz UV espectro . Isso depende em grande medida se deve ou não os níveis de energia interna da lâmpada chegar a um estado energizado que iguale ou ultrapasse o do comprimento de onda UV.