sulfonato Dimercapto - propano ( DMPS ) é um agente quelante que é comumente usado em casos de envenenamento por mercúrio. Cada dia de tratamento , até um miligrama de mercúrio atribui à componente de enxofre de DMPS e é excretado através do sistema renal.
Os efeitos secundários mais comuns do DMPS quelação incluem reações alérgicas e irritações cutâneas. Outras reações incluem agitação , ardor nos olhos, boca e garganta, constrição no peito , dor de cabeça , náuseas, formigamento das extremidades e vômitos.
Efeitos secundários raros , mas graves de uso DMPS incluem convulsões, arritmias cardíacas e fadiga severa .
quelação com DMSA
DMSA ( DMSA ) é outro agente de quelação freqüentemente usados para erradicar o mercúrio do corpo. DMSA é muitas vezes utilizado em conjunto com DMPS no final do procedimento de eliminação de mercúrio.
Os efeitos colaterais mais comuns do uso DMSA são febre , náuseas, erupções cutâneas e perda temporária da consciência. Os efeitos adversos são mais prováveis em pacientes com função renal limitada .
Um relatório recente da Universidade de Cornell, indica que o DMSA é associado com a função imunitária em ratos , embora não se saiba se os mesmos efeitos imunes são encontradas em humanos .
quelação com substâncias naturais
Várias outras substâncias naturais têm sido propostas agentes de quelação de mercúrio como eficazes. Estas substâncias incluem coentro , chlorella , alho fresco e antioxidantes, como vitamina C e vitamina E. Alguns médicos acreditam que estas substâncias podem ajudar na quelante de mercúrio , especialmente em conjunto com DMSA ou DMPS .
Estas substâncias têm poucos lado efeitos Além do potencial para uma reação alérgica . A exceção é chlorella , o que não é tolerado por cerca de um terço dos pacientes e pode causar desconforto gastrointestinal.