aeróbicos desenvolver na presença de oxigênio. De acordo com John Innes Centre, bactérias aeróbicas presentes no solo do gênero Azotobacter e Klebsiella podem fixar o nitrogênio atmosférico , convertendo-a amônia. Beijerinckia é outro gênero de bactérias aeróbias , capazes de fixar nitrogênio , de acordo com o Instituto de Biologia Celular e Molecular na Universidade de Edimburgo.
Anaerobic
acordo com a Universidade de Florida IFAS extensão , as bactérias anaeróbias prosperar em ambientes tais como pastagens e solos encharcados , bem como do solo , onde as condições de umidade e substratos orgânicos estão disponíveis, mas o suprimento de oxigênio é restrito. Bactérias fixadoras de nitrogênio anaeróbicos incluem algumas espécies dos gêneros Clostridium e Desulfovibrio , bem como bactérias roxas e verdes de enxofre , de acordo com o Instituto de Biologia Celular e Molecular na Universidade de Edimburgo.
simbiótica
Rhizobium , Frankia e Azospirillum estão entre as bactérias fixadoras de nitrogênio simbióticas , do Instituto de Biologia Celular e Molecular na Universidade de Edimburgo , diz . Simbiose é uma interação benéfica entre criaturas de espécies diferentes, como essas bactérias e plantas. Rhizobium interage com as raízes do trevo, formando nódulos fixadores de nitrogênio . Frankia fixar nitrogênio ao interagir com mar espinheiro ( Hippophae rhamnoides ) e Casuarina , uma árvore mediterrânica.