Cientistas usam microssatélites para estudar as relações evolutivas dentro de populações naturais de animais selvagens, como raposas. A raposa ilha ( Urocyon littoralis ), uma forma diminutiva da raposa cinzenta continente ( Urocyon cinereoargenteus ), ocupa o Ilhas do Canal da Califórnia . Estas duas espécies mostram padrões similares nas seqüências de seus microssatélites , sugerindo um passado evolucionário ligado . A análise de microssatélites envolve muitas vezes uma reação em cadeia da polimerase ( PCR) , que amplifica um único microssatélite e gera milhões de cópias da seqüência do DNA.
Determinação da Diversidade Genética
Microsatellitescan ajudar a determinar as diferenças entre organismos com códigos genéticos semelhantes . Por exemplo , os nove espécies do género Lycopersicon ( tomateiros ) mostram sequências de microssatélites diferentes . Os cientistas usaram estes polimorfismos de microssatélites para determinar a relação entre as espécies modernas e selvagens de tomate. Compreender microssatélites de DNA também ajuda os cientistas a desenvolver novas variedades de plantas com características específicas , tais como resistência a pragas e pesticidas. Resultados
Cancer Research
câncer de alterações genéticas ou erros de replicação do DNA celular, pesquisa de câncer muitas vezes depende de análise da doença em um nível de microssatélites . Através da análise de alterações de microssatélites em pacientes com câncer , os cientistas descobriram uma ligação genética ea possibilidade de diagnóstico precoce de acordo com a história familiar de câncer . Teste de microssatélites pode ser útil na detecção de pacientes com alto risco de desenvolver alguns tipos de câncer hereditário.
Teste de DNA
microssatélites pagar um papel em testes de DNA em contextos forenses , tanto para os casos humanos e animais selvagens , como identidades jogo para perfis de microssatélites são muitas vezes extremamente elevado. Os microssatélites são uma ferramenta importante em genomas de mapeamento - o código genético que define uma espécie, como o recente mapeamento do genoma humano ( veja o link na seção de Recursos). Os microssatélites também podem desempenhar um papel em testes de paternidade e estudos evolutivos da etnia humana.