casa | | Informação em Saúde > | Medicina Alternativa | osteopatia
O que é um médico osteopata?
Um médico osteopata (DO) é um profissional médico que pratica a medicina osteopática, uma abordagem holística ao atendimento ao paciente que enfatiza a importância do sistema músculo-esquelético do corpo na promoção da saúde e do bem-estar geral. Os DOs usam uma abordagem prática para diagnosticar e tratar uma variedade de condições médicas, concentrando-se na capacidade natural do corpo de se curar.
Os médicos osteopatas recebem treinamento abrangente em práticas médicas convencionais, semelhantes aos médicos (MDs), incluindo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões. No entanto, os DOs também recebem treinamento adicional em medicina manipulativa osteopática (OMM), que envolve o uso de técnicas práticas para avaliar e tratar os desequilíbrios e disfunções estruturais do corpo.
Aqui estão alguns aspectos-chave da medicina osteopática:
1. Abordagem Holística:A medicina osteopática considera a pessoa como um todo ao diagnosticar e tratar condições médicas. Os DOs levam em consideração fatores físicos, mentais e emocionais, promovendo uma abordagem abrangente ao atendimento ao paciente.
2. Ênfase no sistema músculo-esquelético:Os médicos osteopatas atribuem especial importância ao papel do sistema músculo-esquelético na saúde geral. Eles acreditam que desalinhamentos ou disfunções na coluna e em outras partes do corpo podem afetar o funcionamento de outros órgãos e sistemas, contribuindo para diversos problemas de saúde.
3. Medicina Osteopática Manipulativa (OMM):OMM envolve o uso de técnicas práticas para manipular a coluna, músculos e articulações para corrigir desalinhamentos e disfunções. Ao promover o alinhamento e equilíbrio adequados do corpo, o OMM visa melhorar a circulação, reduzir a dor e apoiar os processos naturais de cura do corpo.
4. Treinamento Abrangente:Os DOs passam por educação e treinamento médico abrangente semelhante aos MDs, incluindo quatro anos de faculdade de medicina, programas de residência e exames do conselho. Recebem também formação complementar em OMM e numa vasta gama de especialidades médicas, como medicina interna, pediatria e cirurgia, entre outras.
5. Cuidados Colaborativos:Os médicos osteopatas trabalham frequentemente em colaboração com outros profissionais de saúde para prestar cuidados abrangentes aos seus pacientes. Enfatizam uma abordagem aos cuidados de saúde baseada em equipa, envolvendo especialistas de diferentes disciplinas conforme necessário para garantir os melhores resultados possíveis para os pacientes.
6. Escolas e Hospitais Osteopáticos:A educação e o treinamento médico osteopático ocorrem em escolas médicas osteopáticas e hospitais universitários credenciados pela American Osteopathic Association (AOA). Os graduados das escolas de medicina osteopática recebem o título de Doutor em Medicina Osteopática (DO).
A medicina osteopática é reconhecida e respeitada na área da saúde, e os DOs são licenciados para praticar a medicina em todos os 50 estados dos Estados Unidos e em muitos outros países ao redor do mundo. Os pacientes muitas vezes procuram cuidados osteopáticos por vários motivos, incluindo o desejo de uma abordagem mais abrangente e holística aos cuidados de saúde, a ênfase no sistema músculo-esquelético e a disponibilidade de OMM como terapia complementar.